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Serviço de Qualificação e Aprendizagem Profissional

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1. Serviço de Aprendizagem Profissional 

Em consonância com a Lei 10.097/00, Decreto Federal nº 5.598/05 e diretrizes institucionais o serviço de Aprendizagem Profissional desenvolvido pela Epesmel proporciona ao adolescente formação profissional qualificada, relacionando o conteúdo teórico à prática desenvolvida nas empresas. O Programa tem como propósito oferecer ao adolescente oportunidade de inserção no mundo do trabalho por meio das articulações e parcerias da Instituição com empresas públicas e privadas.

1.1 Objetivo geral
Promover a formação social e a integração ao Mundo do Trabalho de adolescentes e jovens na condição de aprendiz. Visando à erradicação da pobreza e superação de vulnerabilidades, incentivando o protagonismo, a participação cidadã e o exercício da solidariedade.

1.2 Objetivos específicos
1. Proporcionar qualificação profissional para o trabalho como aprendiz;
2. Possibilitar o acesso ao primeiro emprego com os direitos trabalhistas respeitados e assegurados;
3. Promover a educação de jovens para o exercício responsável da cidadania;
4. Conscientizar sobre a importância e permanência na escola de ensino regular;
5. Despertar no adolescente a consciência crítica, inovadora e de participação.
6. Incentivar o trabalho respeitando a singularidade de cada adolescente;
7. Garantir espaço de interação social entre a família e o adolescente;
8. Propiciar atendimento à família;
9. Fornecer elementos que auxiliem na vivência de regras e limites;
10. Possibilitar espaço de relacionamento intra e interpessoal;
11. Transmitir valores de vivência cristã.

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2. Diagnóstico institucional

2.1 Público Alvo
Adolescentes e Jovens de 15 a 19 anos
A Convenção sobre os Direitos da Criança e do Adolescente, aprovada em 1989 e ratificada pelo Brasil em 1990, consolida internacionalmente a perspectiva da criança e do adolescente como “sujeito de direitos” de quem se deve observar o “melhor interesse”. Ela traz a previsão de direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais deste segmento, que compreendem todos aqueles inerentes ao ser humano, além de outros específicos por conta de sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Tais direitos, tomados na lógica dos direitos humanos, são universais, indivisíveis, interdependentes e inter-relacionados. Isso significa que se aplicam a todas as crianças e adolescentes, são todos igualmente necessários para uma vida digna e a realização de um requer a garantia dos demais. Em outras palavras, não podem estar restritos a alguns grupos, e a satisfação de um não pode justificar a violação de outro. Quando um direito humano é violado, todos os outros ficam comprometidos.
A partir dessa perspectiva o trabalho é realizado com famílias e indivíduos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade e riscos pessoais e sociais, com foco no desenvolvimento de atitudes, participação cidadã com vistas à promoção da integração ao mercado de trabalho de adolescentes e jovens na condição de aprendizes. Fortalecendo o protagonismo destes na defesa e no acesso aos direitos de cidadania. Destaca-se que a proteção e a ampliação do universo de conhecimento do adolescente e do jovem com relação ao mundo do trabalho impedem abusos de sua integridade física, moral, psicológica, afetiva, social entre outras.

2.2 Áreas de Abrangência
Atendimento a adolescentes e jovens do município de Londrina de todos os territórios urbanos e rurais.

2.3 Períodos de Funcionamento
8 horas/Diariamente
Horário de Atendimento: Das 07h30min às 11h30min e das 13h00min as 17h00min.
Excepcionalmente, em decorrência de atividades culturais, esportivas, eventos, encontros com responsáveis e familiares, atividades complementares podem ocorrer em feriados, finais de semana ou horário diferenciado.

2.4 Metodologia

2.4.1 Atividades
A Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000 (Menor Aprendiz) diz em seu Art.428: “a formação técnico-profissional caracteriza-se por atividades teóricas e práticas, metodologicamente organizadas em tarefas de complexidade progressiva desenvolvidas no ambiente de trabalho”.

A educação sócio-profissional deve levar em consideração a pessoa como um todo, e o seu desenvolvimento integral. Esse é o princípio orientador de todo o processo metodológico e pedagógico da EPESMEL inspirado em São Leonardo Murialdo, grande amigo e educador dos adolescentes e jovens. Murialdo viveu no início da era industrial na cidade de Turim, Itália.

Procura-se despertar no educador o espírito de empreendedorismo essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências que consistem na busca de conhecimentos proativos, criatividade, novas metodologias, construção de materiais didáticos alternativos, enfim, propiciar ambientes de aprendizagem que promovam o desenvolvimento de seus educandos.

Dessa forma, os conteúdos estão distribuídos de modo tal que atinja esse objetivo, busca-se trabalhar temas referentes à vida, a cidadania, ao empreendedorismo, a ecologia, a cultura, o lazer, o esporte, valores éticos, morais e transcendentes. A temática transversal perpassa toda a metodologia do atendimento, bem como orienta e serve de princípio norteador de todo processo educativo.

 

Descrição:

• CURSO AUXILIAR ADMINISTRATIVO: O curso é composto por turmas de até 25 educandos, e desenvolve programa de curso validado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Carga horária semanal: 16 horas práticas na empresa e 04 horas teóricas na instituição.

O Curso Auxiliar Administrativo prepara adolescentes para apoio nas áreas de recursos humanos, administração, Finanças e Logística; e também capacita para o atendimento de fornecedores e clientes, fornecendo informações sobre produtos e serviços, e tratando de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Tem a duração de 1 ano e meio.

O programa de formação envolve vários conteúdos: comunicação escrita e oral, interpretação de textos, português, matemática, raciocínio lógico, marketing, informações sobre o mundo do trabalho, saúde e segurança no trabalho, organização, planejamento e trabalho em equipe, direitos humanos, educação para a afetividade e sexualidade, prevenção das drogas, diversidade cultural, inclusão digital, secretariado, logística básica, noções básicas sobre almoxarifado, técnicas de venda.

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