Atividades Formativas

EDUCANDO O CORAÇÃO - Semana de Murialdo e Semana da Criança

A educação do coração traz em seu bojo atividades culturais que permitem o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente. O teatro, as atividades culturais, a dança, a musica, são meios eficazes de aprendizagem, de integração e de cidadania. A Semana de Murialdo, realizada na semana do dia 18 de maio, Festa Litúrgica de S. Leonardo Murialdo; e a Semana do dia das Crianças, realizada no mês de outubro, possuem prioridade no calendário institucional da EPESMEL. É um momento privilegiado de formação humana e de atividade intergeracional, visto que os Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Aprendiz, como as Famílias e a Comunidade participam ativamente.. Nas duas semanas, prioriza-se as seguintes atividades: Show de Talentos: apresentação teatral, dança, música, artes, circo, torneio de futsal, basquetebol, vôlei, passeios, , gincana cultural e esportiva, e a participação no Ato Público de Combate a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

  

 

CONSTRUINDO A CIDADANIA E VALORES CRISTÃOS - Leitura e reflexão

O objetivo da EPESMEL é formar à pessoa como um todo. Neste sentido, a formação para os Direitos Humanos e os valores da cidadania possuem um espaço significativo. Semanalmente, existem momentos de formação humana: no início de cada período de atividade faz-se um momento de acolhida e de reflexão. Existe também o encontro semanal da Juventude Amiga de Murialdo, espaço de participação espontânea e por adesão.. Neste espaço, estuda a vida e história de Murialdo, o carisma institucional, sua missão, a Pedagogia do Amor e a Educação do Coração e reuni adolescentes de diferentes religiões ou credo., Outro momento é a oficina de Formação Humana, que cada turma possui, através da qual reflete-se sobre a vida, sobre os direitos e deveres de cada um. Os conteúdos são tratados de forma direta e simples. Usa-se os recursos existentes: vídeo, TV, dinâmicas em grupo, trabalho individual, desenho, exposição dos trabalhos realizados para todos os alunos e jornais.

 

 

 CUIDANDO DA SAÚDE - Esporte

A realização de atividades esportivas é um fator de vida saudável e de socialização. A prática de esportes em geral permite o desenvolvimento de vários temas transversais, como o respeito às regras, a necessidade do trabalho em grupo, o respeito ao outro, o auxílio e a solidariedade e o empenho para alcançar a meta prefixada. Por isso, dentre as atividades desenvolvidas, o esporte possui uma importância particular, pelo fato de ser aceito por todas as crianças e adolescentes.

 

CONHECENDO A MUSICALIZAÇÃO - Banda

A música é um poderoso meio educacional. Ela forma os sentidos para a sensibilidade, para o cuidado e para a ternura. Apura e aguça os sentidos para o belo e o estético. Pensando nisso, a entidade mantém formada sua banda marcial com os objetivos de desfilar civicamente no dia 7 de setembro, realizar apresentações em várias situações especiais, no interior da entidade ou fora, e promover uma formação de toda criança e adolescente que deseja desenvolver habilidades nesta área.