Oficinas para educandos

Semanalmente, os educandos têm a oportunidade de frequentar diferentes atividades além das exigidas nos respectivos Serviços e Programas como forma de integração.

Assim, são oferecidas as seguintes oficinas:

Banda Musical: a aprendizagem musical envolve crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Programa Aprendiz e respectivos cursos profissionalizantes, com ensaios semanais para apresentações do Desfile Cívico em 07 de setembro. A coordenação é do Agente Cultural. Esporte: a instituição dispõe de Ginásio coberto e 03 quadras poliesportiva, 2 campos de futebol de campo e desenvolve Oficinas de Voley, Basquete, Futsal, Futebol, Jogos Cooperativos

Oficina de Dança, Ballet, Karatê e Capoeira: A atividade contempla as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Oficina de Teatro, Expressão Corporal, oralidade: Os Educandos são incentivados a desenvolver ao longo do ano apresentações cenicas e simbolicas, danças, coreografias, principalmente à partir de suas reflexões sobre temas pertinentes à suas vidas e de atualidade.

Oficina de artesanato: à partir de recicláveis e não recicláveis.

Oficina de Inclusão Digital, Educomunicação, Foto, estimula a participação social, o protagonismo de crianças e adolescentes, e realiza a cobertura de eventos internos e externos, e os adolescentes participam de reuniões de Conselhos, Conferência, Debates, Ato Público.

Oficina de Preparação para o Mundo do Trabalho: A formação para o mundo do trabalho define-se aqui como processo vital e educativo que contribui para tornar possível aos adolescentes a sua existência autônoma e a sua cidadania. O trabalho é estruturador de identidades, cria espaço de pertencimento social, é organizador de práticas sociais específicas de caráter histórico e cultural, por meio das quais se constroem as condições de existência em sociedade. Nessa perspectiva, é constituinte do sujeito na sua totalidade; é o espaço onde o cidadão se realiza enquanto produtor de si mesmo e produtor de cultura.

A Introdução à Formação Técnica Geral para o mundo do trabalho é imprescindível para a socialização e desenvolvimento de valores e habilidades que estruturam o adolescente e jovem para a vida em sociedade.