Filosofia

SÃO LEONARDO MURIALDO

A filosofia adotada na EPESMEL tem origem na vida e ação de São Leonardo Murialdo, que viveu durante o início da Revolução Industrial em Turim, na Itália. Leonardo Murialdo nasceu em Turim no dia 26 de outubro de 1828 e viveu praticamente toda a sua vida ali, falecendo em 1900. Seu pai, Leonardo Franchino Murialdo, um rico agente de câmbio, faleceu em 1833. Sua mãe, Tereza Tho, uma senhora muito piedosa, enviou o jovem "Nadino" para o colégio de Savona, dirigido pelos Padres Escolópios, onde permaneceu de 1836 a 1843. Ao retornar a Turim, estudou teologia na Universidade e foi ordenado sacerdote em 1851.

Imediatamente, ele começou a trabalhar com os primeiros oratórios de Turim, atendendo aos adolescentes em situação de risco e marginalizados das periferias. Primeiro no oratório do Anjo da Guarda até 1857 e depois como diretor no oratório de São Luís, de 1857 a 1865. Após um ano de atuação em Paris, a Providência o chamou, em 1866, para trabalhar com jovens ainda mais vulneráveis e abandonados: os jovens do Colégio dos Artigianelli em Turim. A partir desse momento, dedicou toda a sua vida a acolher e oferecer educação cristã e formação profissional a esses jovens. Foi para esses jovens que Leonardo Murialdo fundou a Congregação de São José - Josefinos de Murialdo em 1873, em Turim, na Itália. Nos anos seguintes, iniciou diversas novas iniciativas, incluindo uma casa família (a primeira na Itália), uma colônia agrícola, outros oratórios e várias outras obras.

A presença de Murialdo teve um impacto significativo no movimento católico do Piemonte. Ele trabalhou ativamente na imprensa católica e desempenhou um papel importante na Obra dos Congressos, sendo um dos incentivadores da União Operária Católica.

A sua existência terrena chegou ao fim em 30 de março de 1900, mas nós, mesmo um século depois, podemos nos beneficiar de sua valiosa herança espiritual, confirmada pela sua canonização em 1970. Podemos enriquecer as nossas vidas com a sua experiência de Deus: ele nos amou primeiro, de forma pessoal e em todos os momentos. O seu amor é infinito, terno e misericordioso. A nossa resposta a esse amor deve ser dada por meio da confiança nas mãos de Deus, na busca alegre da Sua vontade, entregando o nosso coração totalmente a Ele e aos jovens, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade e solidão.

A festa de São Leonardo Murialdo é celebrada no dia 18 de maio. Servindo os mais vulneráveis: desde jovem, ele foi tocado pela situação de abandono em que viviam as crianças, a quem ele dedicou toda a sua vida. Três foram os principais setores em que Murialdo desenvolveu a sua atividade: os oratórios, o acolhimento aos jovens mais vulneráveis e abandonados e o movimento católico.

No início do seu apostolado, Murialdo direcionou os seus esforços para atender os adolescentes das periferias de Turim, aqueles que passavam o dia na rua, sem frequentar a escola, ou aqueles já envolvidos em trabalhos nos negócios e oficinas da cidade.

A partir de 1866, ele dedicou toda a sua vida aos meninos mais desamparados ou aqueles que foram abandonados pelas suas famílias. Ele entrou no mundo do Colégio dos Artigianelli e nas obras que dependiam desta instituição.

Um terceiro campo de atuação que o envolveu foi o do movimento católico. Ele colaborou com a União Operária Católica de Turim, interessando-se pela organização de apoio aos operários e pela sua formação cristã. Na Obra dos Congressos, trabalhou, sobretudo, no campo da imprensa popular com orientação cristã.

Deus nos Ama: a feliz descoberta da misericórdia de Deus, após a crise da sua juventude em Savona, foi o centro em torno do qual cresceu progressivamente a sua unificação interior e toda a sua existência. Pecado e perdão, abandono e misericórdia passaram a marcar cada vez mais a sua vida, tornando-se cada vez mais profundos. Muitos anos depois, no Testamento Espiritual, ele relembrou a sua "conversão": "em 1843, ao regressar do colégio de Savona, verdadeiro filho pródigo, cheio de inúmeros pecados, confessei: 'Padre, pequei contra o céu e diante de ti'. Foi então que o coração paterno de Deus se abriu à minha oração, ouviu-a e resgatou uma alma destinada a ser um templo Seu, mas que por muito tempo havia sido apenas uma habitação do demônio. Oh, como a Sua infinita misericórdia me tocou naquele momento" (Testamento Espiritual, p. 145).

Ele experimentou "a acolhida verdadeiramente paterna" de um "Deus infinitamente bom, infinitamente misericordioso" (Testamento Espiritual, pp. 125 e 149). Essa comovida experiência de perdão e amor de Deus se prolongou na maravilha de ser chamado à vida sacerdotal e religiosa. Abandono à Divina Providência: a experiência da misericórdia de Deus se tornou o núcleo central da sua espiritualidade. Consciente de ser continuamente amado por Deus de maneira infinita, eterna e, acima de tudo, misericordiosa, Murialdo se esforçou ao máximo para responder a esse amor infinito de Deus com todo o seu ser. Essa foi a tendência espiritual que o acompanhou ao longo de toda a vida e que ele concretizou por meio do abandono filial à Providência do Pai, na docilidade à Sua vontade divina, na intensa oração, na penitência e na caridade.