História EPESMEL

Um sonho que se tornou realidade

A história da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina - EPESMEL - está fundamentada no resgate de datas e momentos significativos que fizeram parte de seu processo de construção. A atualidade não é fruto do acaso, pois está alicerçada sobre ideais e sonhos de pessoas que, ao longo do tempo, se empenharam na edificação. Neste sentido, queremos memorizar e agradecer às pessoas e autoridades que ajudaram nessa construção.

Primeiros Passos


Em 1973, Londrina era uma cidade com apenas 41 anos e uma população de aproximadamente 300.000 habitantes. Nessa época, já era a cidade polo da região norte paranaense, devido à atração de investimentos nas áreas comercial, industrial e de serviços. Esse processo atraiu um contingente populacional, mas nem todos tiveram a mesma oportunidade de ocupar empregos formais. Com isso, houve exclusão social, e os problemas com a juventude foram se intensificando ao longo dos anos. Esta situação provocou eco na sociedade, a ponto de, em 1973, um grupo de homens composto por Nilo Frazão, Joaquim de Carvalho, Dr. Valter Barrozo, Darci Ramires de Paula e Dr. José Richa, coordenados pelo Pe. Bernardo Grei e Arnaldo dos Santos, reunirem-se, pela primeira vez, na Casa Paroquial dos Palotinos. Esse grupo de homens sentiu a necessidade de construir algo para minimizar as dificuldades das crianças e adolescentes com menores chances de integração na sociedade londrinense. Aliada a isso, havia a necessidade de uma preparação moral, espiritual e profissional, de forma a resgatar a cidadania desse segmento da sociedade. Esse grupo de homens, fundamentado no ensinamento de Jesus "conviver com o seu irmão e minorar-lhe o sofrimento", deu um passo decisivo para a formação da Escola Modelo. Essa escola foi criada a partir de uma visita à Escola Artesanal São Judas Tadeu da cidade de São José do Rio Preto-SP.

Doação do Terreno


Em 20 de junho de 1974, o prefeito de Londrina, Dr. José Richa, fez a doação de uma área de 10,89 hectares, situada na BR 369, Parque das Indústrias Leves. A partir daí, iniciou-se a elaboração dos projetos de construção da Escola, inclusive com a participação do Secretário da Saúde e Bem-Estar Social, Dr. José Guitti, que incluiu no orçamento da prefeitura recursos destinados à construção das obras. Inauguração

A EPESMEL foi simbolicamente fundada no dia 13 de maio de 1976, mas inaugurada oficialmente no dia 10 de dezembro do mesmo ano, com a presença de autoridades estaduais e municipais.

Administração da Escola


Devido ao desenvolvimento da Escola, o grupo inicial de pessoas solicitou a D. Geraldo Fernandes a vinda de uma Congregação Religiosa para administrar a entidade. Inicialmente, foi indicada a dos Xaverianos, que não aceitaram devido aos compromissos assumidos com as Missões no estado do Amazonas. Em uma das viagens de D. Geraldo ao Rio de Janeiro com o Pe. Vitório Costa, fizeram o convite à Congregação de São José (Josefinos de Murialdo). Em janeiro de 1976, o Provincial Pe. Orides Balardin nomeou a primeira Comissão composta pelos Padres Rui Girardi, Honorino Dall’Alba, Vitório Costa e Irmão Valdomiro Tadielo. Em maio de 1976, o Provincial percebeu que a Escola Artesanal era um carisma da Congregação "trabalhar com crianças e adolescentes" e designou como 1º Diretor Geral o Pe. João Bonetto e Diretor Técnico o Pe. Severino Rubini.

PRESIDENTES E DIRETORES


a) ASSOCIAÇÃO DOS LEIGOS AMIGOS DE MURIALDO DE LONDRINA – PRESIDENTES:

Arnaldo dos Santos, Otair Gonçalves, Dirceu de Souza, Milton Ortega Liarte, José Carlos, Dirceu de Souza, Joaquim de Oliveira, Marta Lovatto, Mário Hirose.

B) DIRETORES DA EPESMEL: