Programa Aprendiz

1. Programa de Aprendizagem Profissional

O Programa de Aprendizagem Profissional desenvolvido na EPESMEL está em consonância com a Lei 10.097/00, Decreto Federal nº 5.598/05 e demais legislações vigentes. O Programa proporciona ao adolescente formação profissional qualificada, relacionando o conteúdo teórico à prática desenvolvida nas empresas, tendo como propósito oportunizar ao adolescente a inserção no mundo do trabalho por meio das articulações e parcerias da Instituição com empresas públicas e privadas.

1.1 Objetivo geral

Ofertar ações de proteção social que viabilizem a promoção da integração e inserção de adolescentes e jovens ao mundo do trabalho.

1.2 Objetivos específicos

2. Atuar junto aos adolescentes e jovens com foco no fortalecimento de vínculos familiares e sociais; 3. Desenvolver atitudes e habilidades para inserção e permanência no mundo do trabalho; 4. Promover a formação política e cidadã, fortalecendo o protagonismo com vistas à construção da autonomia para o convívio social; 5. Desenvolver ações que oportunizem aos adolescentes e jovens o auto conhecimento, despertar de suas potencialidades, habilidades e interesses; 6. Contribuir para reinserção e permanência do adolescente e do jovem no sistema educacional; 7. Contribuir para o desenvolvimento integral do adolescente e jovem, por meio da articulação com a rede socioassistencial, intersetorial e do sistema de Garantia de Direitos, e acesso a benefícios socioassistenciais; 8. Promover ações de apoio às famílias que visem o fortalecimento de sua função protetiva; 9. Realizar monitoramento sistemático da aprendizagem com ênfase na qualidade pedagógica e na efetividade social. 10. Transmitir Valores de Vivência Cristã

2. Diagnóstico institucional

2.1 Público Alvo

Adolescentes e Jovens de 14 a 19 anos. A Convenção sobre os Direitos da Criança e do Adolescente, aprovada em 1989 e ratificada pelo Brasil em 1990, consolida internacionalmente a perspectiva da criança e do adolescente como “sujeito de direitos” de quem se deve observar o “melhor interesse”. Ela traz a previsão de direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais deste segmento, que compreendem todos aqueles inerentes ao ser humano, além de outros específicos por conta de sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Tais direitos, tomados na lógica dos direitos humanos, são universais, indivisíveis, interdependentes e inter-relacionados. Isso significa que se aplicam a todas as crianças e adolescentes, são todos igualmente necessários para uma vida digna e a realização de um requer a garantia dos demais. Em outras palavras, não podem estar restritos a alguns grupos, e a satisfação de um não pode justificar a violação de outro. Quando um direito humano é violado, todos os outros ficam comprometidos. A partir dessa perspectiva o trabalho é realizado com famílias e indivíduos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade e riscos pessoais e sociais, com foco no desenvolvimento de atitudes, participação cidadã com vistas à promoção da integração ao mercado de trabalho de adolescentes e jovens na condição de aprendizes. Fortalecendo o protagonismo destes na defesa e no acesso aos direitos de cidadania. Destaca-se que a proteção e a ampliação do universo de conhecimento do adolescente e do jovem com relação ao mundo do trabalho impedem abusos de sua integridade física, moral, psicológica, afetiva, social entre outras.

2.2 Áreas de Abrangência

A Epesmel está situada na região Leste de Londrina, mas atende adolescentes e jovens de todas as regiões urbanas da cidade e alguns distritos rurais, atende também em formato de extensão no distrito rural de Paiquere. Na extensão rural, atendemos a demanda alocada no território e proximidades, abrangendo uma realidade geográfica de variados distritos e patrimônios, são eles: Paiquerê; Vila Rural de Paiquerê; Irerê; Vila rural de Irerê; Guaravera; Lerrovile; Guairacá e Taquaruna.

2.3 Períodos de Funcionamento

8 horas/Diariamente Horário de Atendimento: Das 07h30min às 11h30min e das 13h00min as 17h00min. Excepcionalmente, em decorrência de atividades culturais, esportivas, eventos, encontros com responsáveis e familiares, atividades complementares podem ocorrer em feriados, finais de semana ou horário diferenciado.

2.4 Metodologia

Atividades A Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000 (Lei do Aprendiz) diz em seu Art.428: “a formação técnico-profissional caracteriza-se por atividades teóricas e práticas, metodologicamente organizadas em tarefas de complexidade progressiva desenvolvidas no ambiente de trabalho”. A educação sócio-profissional deve levar em consideração a pessoa como um todo, e o seu desenvolvimento integral. Esse é o princípio orientador de todo o processo metodológico e pedagógico da EPESMEL inspirado em São Leonardo Murialdo, grande amigo e educador dos adolescentes e jovens. Murialdo viveu no início da era industrial na cidade de Turim, Itália.

Procura-se despertar no educador o espírito de empreendedorismo essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências que consistem na busca de conhecimentos proativos, criatividade, novas metodologias, construção de materiais didáticos alternativos, enfim, propiciar ambientes de aprendizagem que promovam o desenvolvimento de seus educandos. Dessa forma, os conteúdos estão distribuídos de modo tal que atinja esse objetivo, busca-se trabalhar temas referentes à vida, a cidadania, ao empreendedorismo, a ecologia, a cultura, o lazer, o esporte, valores éticos, morais e transcendentes. A temática transversal perpassa toda a metodologia do atendimento, bem como orienta e serve de princípio norteador de todo processo educativo.