Família de Murialdo

SÃO LEONARDO MURIALDO

SOMOS UMA FAMÍLIA!

Um carisma não é exclusividade de um grupo ou de uma congregação. Os carismas pertencem a toda a Igreja. Por isto existem muitas pessoas que se encantaram com aquilo que São Leonardo Murialdo viveu. Hoje se formou uma grande família em torno do Carisma de S. Leonardo Murialdo, onde todos os componentes se dedicam com muito amor na acolhida e ações educativas e sociais de proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes mais pobres e vulneráveis.

 

COMO SE EXPRIME?

A Família de Murialdo é uma realidade e uma experiência que nasce da descoberta do amor infinito, misericordioso, pessoal, atual e terno de Deus para conosco, e que, em torno do carisma, une pessoas diversas, em diferentes estados de vida. Sentir-se pertencente à Família de Murialdo, significa acolher na própria vida, com particular empenho, a vocação a seguir Cristo na "comunhão" e na "comunidade": a experiência da Família de Murialdo "gera novas formas de fraternidade" a partir do desejo de fazer comunhão e de viver a experiência de comunidade.

Na Família cada um se empenha em viver e testemunhar o carisma de acordo com as características próprias de seu estado de vida e de sua vocação: neste sentido, sentir-se parte da Família é um empenho a fortalecer a própria identidade vocacional.

Chamar-se "Família de Murialdo", constituída pelo vínculoespiritual que é o carisma, lembra atitudes, comportamentos, estilos relacionais. "Família" significa quotidianidade: uma célula viva da Família de Murialdo se desenvolve e cresce em todos os lugares onde hoje vivem as comunidades do josefinos ou das murialdinas ou onde existem comunidades de leigos que se reconhecem em torno do carisma de Murialdo. Cada "célula" local tem sua própria característica, ligada à sua história, às presenças, ao ambiente, mas cada uma delas se sentirá parte da Família pela força unificante e de comunhão do mesmo carisma. O nascimento e a consolidação de "células" da Família de Murialdo em nível local é sinal da vitalidade, da fertilidade e talvez também da perspectiva de futuro das presenças dos josefinos, das murialdinas ou dos leigos consagrados num determinado ambiente.

Família significa reciprocidade: esta nova forma de fraternidade envolve a cada um, não a partir de sua função, mas da experiência do carisma que está fazendo na própria vida. Neste sentido a partilha se fundamenta numa reciprocidade absoluta pela qual cada um pode dar e receber ao mesmo tempo. Família significa “calor humano, afeto, solidariedade”. A alegria de experimentar o amor terno e misericordioso de Deus molda em nosso coração estas atitudes.

Murialdo usou em diversas ocasiões a expressão "uma bem unida família" e falou de "unidade de afeto e amizade”. Este estilo relacional marcado pela simplicidade afetuosa e pela cordialidade nas relações é uma característica freqüentemente reconhecida nos ambientes onde vivem e atuam filhos e filhas de Murialdo: torna-se agora estilo relacional da Família de Murialdo que inspira relações ricas de sensibilidade e ternura entre as pessoas, capacidade de dar e receber afeto, atitude de acolhida e de perdão, disponibilidade a dar-se e sacrificar-se pelos outros.

A Família de Murialdo, constituída em torno do carisma, alimenta-se, acima de tudo, da Palavra de Deus procurada e amada como pão quotidiano, compartilhada com simplicidade entre os irmãos e as irmãs, fonte de luz para o caminho pessoal e comunitário e de força para viver diariamente na fidelidade e na alegria. A família do Murialdo compartilha a paixão educacional e o anseio de evangelização das crianças, adolescentes e jovens, sobretudo dos mais pobres e abandonados, e dos pobres, na sua realidade concreta, nas famílias, no seu meio-ambiente.

Esta paixão é um compromisso pessoal e político, um testemunho explicito, uma escolha concreta, um lugar para dar força vital à própria vida cristã e à fidelidade à vocação recebida.

A FAMILIA DE MURIALDO é assim composta:

1. Congregação dos Josefinos de Murialdo;
2. Congregação das Irmãs Murialdinas
3. Instituto Secular Murialdo
4. Leigos Amigos de Murialdo;
5. Associação das Mães Apostolicas (AMA).

1. A Congregação de São José (Josefinos de Murialdo)

 A Congregação de São José foi fundada no ano 1873, em Turim, por São Leonardo Murialdo.  Os Josefinos estão presentes nos seguintes paises: Italia, Espanha, Brasil, Argentina, Chile, Equador, Colombia, Mèxico, EUA, Albania, Romenia, India, Guiné Bissau, Serra Leoa e Ghana.

Os primeiros Josefinos chegaram ao Brasil em 1915 e se estabeleceram no Rio Grande do Sul (Caxias do Sul e Porto Alegre).  Hoje, eles atuam também em Santa Catarina (Araranguá, Orleans), Paraná (Londrina), São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal (Guará I e Planaltina), Bahia (Ibotirama), Pará (Belém), Ceará (Fortaleza) e Maranhão (São Luis).

Os Josefinos de Murialdo vivem e testemunham o amor terno, pessoal, atual e misericordioso de Deus, na busca constante e na pronta realização da sua vontade, dedicando-se às crianças, adolescentes e jovens mais pobres e necessitados, com um estilo de humildade e caridade, a imitação de São José.

Em Londrina, existem duas comunidades religiosas dos Josefinos de Murialdo: 
1) O Teologado Josefino;
2) O Postulado Josefino.

Saiba mais visitando o site:  www.josefinosdemurialdo.com.br

  

2. Irmãs Murialdinas de São José

As Irmãs Murialdinas de São José foram fundadas em 1953 por Pe. Luigi Casaril. Pouco depois desabrocharam também no Brasil, sobretudo pela dedicação de Pe. João Schiavo. Hoje, estão espalhadas em diversos países (Argentina, Chile, Equador, Itália, México) e em vários estados brasileiros. Elas vivem a certeza de que Deus as ama primeiro com amor misericordioso, infinito, tenro, atual; testemunham esta convicção em um contato assíduo e constante com Ele, com o abandono filial para a providência e a vontade do Pai, a prática das virtudes da humildade e a caridade e com o apostolado. Acentuam o aspecto eucarístico do carisma murialdino, com o compromisso para a adoração diária.

Cada Murialdina pretende apresentar Cristo que "acolhe e abençoa os pequenos meninos, anuncia o Reino aos pobres, atua o bem para todos". O aspecto apostólico do carisma, além da atenção para os jovens e adolescentes empobrecidos, é expressado também por uma específica ação para as famílias.

Saiba mais visitando o site:  www.murialdinas.com.br

 

3. Instituto Secular Murialdo

O Instituto Secular Murialdo foi fundado no dia 18 de maio de 1990, festa de São Leonardo Murialdo, na cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul (Brasil).  A fundadora foi a professora Moema Rodrigues Muricy. Logo começaram a surgir vários núcleos, incentivados por pessoas amigas, especialmente Josefinos e Murialdinas. Assim, surgiram núcleos do Instituto Secular no Paraná (Curitiba e Londrina), S. Paulo (S. Paulo e Osasco). Há membros espalhados em Santa Catarina (Criciúma e Joinville) e Minas Gerais (Muriaé). A expansão também se deu no exterior: Chile (Valparaíso), Argentina (Buenos Aires e Rosario de la Frontera), Equador (Quito), México (Cidade do México).

Leigas lado a lado de outros leigos, testemunham o amor infinito, terno, pessoal e misericordioso de Deus, estando presentes em qualquer profissão como fermento no meio da massa. Valorizam o dom da vida, dedicando-se aos pequenos e aos jovens empobrecidos, agindo em favor dos oprimidos. Cada uma delas faz opção de viver na própria família, ou em grupo, ou sozinha, e sustenta-se com o próprio salário. Algumas, dedicam-se totalmente ao seu apostolado com os mais oprimidos, atuando nos lugares mais pobres e também como missionárias.

4. Leigos Amigos de Murialdo

Os Leigos Amigos de Murialdo, homens e mulheres, não professam votos religiosos, embora haja membros que, cada ano, comprometem-se com uma promessa pública e solene, diante da comunidade, de viver no específico da vida laical o carisma de Murialdo e o ideal da associação como meio de santidade e de perfeição. Como grupo de pessoas fascinadas pelo carisma de São Leonardo Murialdo, unem-se para caminhar e crescer na fé, iluminadas por um ideal: assumir a defesa e a promoção da vida das crianças, adolescentes e jovens pobres e rejeitados pela sociedade, procurando, com todos os meios ao seu alcance, favorecer-lhes condição digna de vida através de uma educação e formação integral. Assim, concretamente, apoiam a administração da EPESMEL, sugerem linhas de ação e se mobilizam na captação de recursos através de promoções.

As primeiras experiências nasceram na Itália na década de 1980. Espalharam-se rapidamente nos lugares onde trabalham os Josefinos e as Murialdinas e envolveram muitas centenas de pessoas. No Brasil surgiu, em Londrina, no ano de 1992, a Associação Nacional dos Leigos Amigos de Murialdo (ANALAM). Os membros da ANALAM, junto com os Josefinos e as Murialdinas, colaboram para garantir a vida e os direitos fundamentais das crianças, adolescentes e jovens mais carentes e que vivem em situação de risco pessoal e social. Além disso, preocupam-se com o resgate da cidadania desses menores, favorecendo-lhes condições de vida digna, com formação humana, cristã e, inclusive, profissional.

Saiba mais visitando o site:   www.analam.com.br

5. Mães Apostólicas

As Mães Apostólicas em nível pessoal e associativo: comprometem-se em conhecer, viver e difundir o carisma de Murialdo; optam pela oração diária pelas vocações como sua característica; aceitam e oferecem a Deus a alegria e a fadiga de cada dia; vivem com fidelidade e testemunham o dom da vocação cristã; aconselham, sustentam, encaminham às congregações dos Josefinos e as Murialdinas garotos e garotas abertos a vida sacerdotal e religiosa. Elas são milhares e estão espalhadas por todos os recantos onde os Josefinos exercem seu apostolado. Qualquer pessoa pode fazer parte da AMA (Associação Mães Apostólicas), não importa, apesar do nome, ser mulher e mãe. Para colaborar com a associação basta entrar em contato com a comunidade Josefino ou Murialdina mais próxima que fornecerá toda informação desejada.

Em particular em Londrina, colaboram com as orações para o sutento das vocações, se tornam madrinhas dos seminaristas, fazem promoções e contribuem finaceiramente para o sustento dos seminários do Postulado e do Teologado Josefinos.