Projeto: Mulheres Inspiradoras

Agora a Epesmel também está no Instagram!
16 de março de 2021
Reunião da Aprendizagem Profissional
17 de março de 2021
Exibir tudo

Projeto: Mulheres Inspiradoras

Celebrado no dia 08 de março, o Dia Internacional da Mulher, é uma data fundamental para a ressalva às conquistas políticas e sociais das mulheres, bem como, a reivindicação da igualdade de gênero.

Pensando na importância desta data, o Projeto: Mulheres inspiradoras vem com a proposta de difundir a história e legado de personalidades históricas femininas de grande impacto social, político e cultural, na figura das adolescentes do Programa de Aprendizagem Profissional da EPESMEL.

A luta pelos direitos das mulheres obteve vários avanços que foram sendo conquistados nas últimas décadas, como o direito ao voto e o direito de serem eleitas. Porém, muitas mulheres ainda têm dificuldades de ocupar cargos de poder. Neste mês de março Marielle Franco está presente em uma de nossas educandas: Erica Fernanda Rosa Cruz representando todas essas mulheres que fizeram e fazem parte da política.
Marielle Franco (1979 – 2018). Vereadora e ativista que lutava pelos direitos humanos, nas comunidades do Rio de Janeiro. Ela foi reconhecida internacionalmente pelas formulações de projetos de leis e pautas em defesa dos direitos da população LGBTI e das mulheres negras. Foi perseguida e assassinada em 14 de março de 2018.

A trajetória das mulheres na educação é marcada por grandes desafios e vitórias, mas o direito de frequentar à escola e a desigualdade no mercado de trabalho, infelizmente ainda são realidades em muitos países. No Brasil, a participação feminina cresce, principalmente nas universidades, porém a conquista pela igualdade vem sendo escrita diariamente sobre fortes resistências.
Malala Yousafzai é símbolo da persistência pelo direito das meninas à educação. Neste mês de março ela é homenageada pela nossa aprendiz Nádia da Silva Munhoz, que representa todas as mulheres que lutaram e continuam a lutar pelo direito à educação.

As mulheres produziram arte desde sempre, no entanto, tinham suas obras silenciadas. Tarsila foi uma das primeiras e mais famosas artistas brasileiras a serem reconhecidas. Neste mês de março de 2021, homenageamos Tarsila do Amaral com a foto da aprendiz Taynara Alves Petroviki, representando todas as artistas mulheres do Brasil.
Tarsila do Amaral (1886 - 1973). Pintora brasileira que conseguiu o feito de ser uma das primeiras artistas plásticas femininas a expor fora do país, além disso, foi uma das precursoras do movimento Modernista.

A participação feminina nas guerras e revoluções foi inspiradora e marcante. As mulheres atuaram na frente de batalhas, cuidaram de feridos e suportaram as piores atrocidades da guerra. Atualmente, elas continuam superando a discriminação de gênero e avançam nas carreiras militares e nas lutas sociais.
Anita Garibaldi é homenageada pela aprendiz Paula Vitória do Espirito Santo que representa todas as mulheres revolucionárias e a frente de seu tempo, combatentes das injustiças e guerreiras incansáveis por uma sociedade mais igualitária.

A visibilidade de momentos marcantes da nossa história foi registrada por mulheres em diversas épocas. Atualmente, temos muitas mulheres que, a partir de suas vivências e ativismos, estão diariamente na linha de frente dos nossos momentos históricos, nos trazendo um respiro diário e aspiração por dias melhores. Nesse mês da mulher trazemos a aprendiz Maria Fernanda de Paula representando Anne Frank, uma mulher a ser lembrada por sua história e registros realizados em um período obscuro da história da humanidade.
Anne Frank (1929 – 1945). Adolescente alemã de origem judaica que teria fugido e se escondido da perseguição nazista em um quarto escuro. Anne foi vítima do holocausto, mas deixou sua experiência registrada em seu diário, publicado postumamente, que até hoje serve como documento da história.

Grandes nomes femininos foram e são marcantes na luta social em toda a história. O acolhimento proporcionado por essas mulheres marcou a história e foi ponto de partida para mudanças no aspecto social. A aprendiz Thayna Cristina Almeida Mina vem representar a religiosa Madre Teresa de Calcutá, a qual desenvolveu um trabalho social de grande importância em diversos países, suas ações motivaram e motivam o desenvolvimento de diversas congregações de acolhimento social.
Madre Teresa de Calcutá (1910 – 1997). Missionária católica macedônia, famosa por seu trabalho de ajuda à população carente. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979.

O início da participação da mulher negra em ambientes tipicamente masculinos como os telejornais é uma conquista muito recente, a qual Maria Júlia Coutinho, aqui representada pela nossa aprendiz Erica Fernanda Rosa Cruz, retrata um marco nesse aspecto.
Maju Coutinho (1978). Primeira mulher negra a ocupar lugar fixo na bancada do Jornal Nacional, telejornal de maior visibilidade no país.

Por muito tempo, a mulher teve sua voz silenciada. Nas artes, Frida Kahlo, com seus autorretratos e cenas do cotidiano, denunciou a violência contra a mulher e a desigualdade de gênero, tornando-se exemplo de resistência para outras mulheres. Hoje a aprendiz Nádia da Silva Munhoz, representa todas as mulheres empoderadas que carregam a força dentro de si, na luta pela conquista dos seus direitos.
Frida Kahlo (1907 – 1954). Foi uma pintora mexicana conhecida por seus autorretratos de inspiração surrealista e também por suas fotografias. Foi uma defensora dos direitos das mulheres, tornando-se um símbolo do feminismo.

Os comentários estão encerrados.